"Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus,

"Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus,
"Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;" (Efésios 2 : 19)

quinta-feira, 7 de junho de 2012

ADOLESCÊNCIA COM DEUS

                                              ADOLESCÊNCIA
Essa fase intermediaria da vida, com seu rápido crescimento físico, mental e espiritual, é a época em que, na maioria das vezes, o jovem começa a querer tomar suas próprias decisões.
A bíblia traz exemplos de algumas dessas decisões, que vão desde as sábias opções que JESUS fez aos doze anos(LC 2 ; 42) até as escolhas infelizes do filho pródigo(LC 15).
Nesse período de transição, os pais vão dando progressiva liberdade aos filhos, reconhecendo que são apenas mordomos de DEUS a cargo da educação deles (1ºSM 1, 11),Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão. Como flechas na mão de um homem poderoso, assim são os filhos da mocidade (SL 127, 3,4) .Esse "deixa ir" permite que o adolescente cresça numa atmosfera na qual pode contar com a orientação e a influencia, dos pais, mas também tem a oportunidade de desenvolver seu senso de responsabilidade "De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.(RM 14 ; 12," Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar".(1ºCOR 10 ;13). 
A medida que o tempo passa, o filho passará do controle paterno para o exercício do autocontrole e, finalmente, se tudo der certo, para o controle de DEUS.
Durante o processo de "deixar ir", os pais do adolescente precisam lembrar que as pessoas não são iguais, pois cada um de nós foi criado por DEUS como um ser único. É preciso criar cada filho ou filha com carinho e amor, estimulando cada um a desenvolver os talentos, os dons e e a personalidade que DEUS lhe deu  "Não deixes de fazer bem a quem o merece, estando em tuas mãos a capacidade de fazê-lo"(PV 3 ; 27), mantendo uma disciplina que ensine a criança a andar nos caminhos do SENHOR "Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.(PV 22 ; 6) dando o exemplo de uma vida cristã fiel e constante "E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando"(DT 6 ;7), aconselhando e orando pelo adolescente com sabedoria e santidade  E quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o SENHOR, deixando de orar por vós; antes vos ensinarei o caminho bom e direito.(1ºSM 12 ; 23).
Os adolescentes precisam compreender que estão atravessando um período de grandes mudanças em suas vidas. Eles precisam se manter firmes nos valores espirituais verdadeiros que aprenderam, exercitar a paciência com eles mesmos e com os outros e reconhecer que o aumento de autoridade sobre sua própria vida traz, também, a responsabilidade de honrar seus compromissos e fazer escolhas certas. DEUS manda que seus filhos honrem seus pais e obedeçam às leis divinas, não importando qual seja sua idade 
 VÓS, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;  Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.(EF 6 ; 1,2,3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário