"Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus,

"Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus,
"Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;" (Efésios 2 : 19)

terça-feira, 17 de julho de 2012

100 Argumentos bíblicos unitaristas




100 argumentos unitaristas

O texto abaixo foi escrito em 1825 por Samuel Barrett (Boston: American Associação Unitária).

Cem Argumentos bíblicos para a Fé Unitária
Cristãos unitaristas acreditam que Jesus Cristo é o Filho de Deus e Salvador dos homens.Eles acreditam na divindade de sua missão e na divindade de suas doutrinas. Eles acreditam que o Evangelho que ele proclamou veio de Deus, para que o conhecimento que transmite, a moral que ordena, o espírito que respira, a aceitação que ele proporciona, as promessas que faz, as perspectivas que exposições, as recompensas que se propõe, as punições ameaça, tudo procede do Grande Jeová. Mas eles não acreditam que Jesus Cristo é o Deus Supremo. Eles acreditam que, embora exaltado acima de todo outro criado inteligências, ele é um ser distinto de, inferiores e dependentes, o Pai Todo-Poderoso. Por essa crença eles insistem, entre outras razões, os seguintes argumentos das Escrituras.
1. Porque Jesus Cristo é representado pelos escritores sagrados para ser tão diferente a. Sendo da parte de Deus Pai, como um homem é diferente do outro "Está escrito na vossa lei, que o testemunho de dois homens é verdadeiro. Eu sou aquele que der testemunho de mim mesmo, eo Pai que me enviou dá testemunho de mim", João 8:17, 18.
2. Porque ele nunca, não só disse que ele mesmo era Deus, mas, pelo contrário, falou doPai, que o enviou, como Deus, e como o único Deus. "Esta é a vida eterna: que te conheçam a ti, único Deus verdadeiro, ea Jesus Cristo a quem enviaste" João 17:3. Esta linguagem, nosso Salvador usado na oração solene de "seu Pai e nosso Pai".
3. Porque ele é declarado, em casos incontáveis, para ser o Filho de Deus. "E eis que uma voz do céu, dizendo: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo," Mat. 3:17. Um filho pode ser coeva e mesmo com seu pai?
4. Porque ele é denominado o Cristo, ou o ungido de Deus. "Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder", Atos 10:38. É aquele que unge o mesmo com ele que é ungido?
5. Porque ele é representado como um Priest. "Considere o .... Sumo Sacerdote de nossa profissão, Cristo Jesus," Heb. 3:1. O escritório de um sacerdote é ministro de Deus. Cristo, então, como um sacerdote, não pode ser Deus.
6. Porque Cristo é Mediador entre o "Deus Único" e "homens". "Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem", 1 Tm. 2:5.
7. Porque, como o Salvador dos homens, ele foi enviado pelo Pai. "E nós vimos e testemunhamos que o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo. 1 João 4:14.
8. Porque ele é um apóstolo escolhido por Deus. "Considere o Apóstolo, Cristo ... Jesus, que era fiel a ele que o nomeou," Heb. 3:1, 2.
9. Porque Cristo é representado como nosso intercessor junto a Deus. "É Cristo que morreu, ou melhor, que ressuscitou, que está mesmo à mão direita de Deus, e tambémintercede por nós", Rom. 8:34.
10. Porque a cabeça de Cristo é Deus. "Eu gostaria que você soubesse, que a cabeça de todo homem é Cristo, e da cabeça de cada mulher é o homem, o cabeça de Cristo é Deus",1 Coríntios. 11:3.
11. Porque, no mesmo sentido em que se diz pertencer a Cristo, Cristo é dito pertencer a Deus. "E vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus", 1 Coríntios. 3:23.
12. Porque Cristo diz: "Meu pai é maior que tudo", João 10:29. Não é o pai, então maior do que o meu filho?
13. Porque ele afirma, em outro contexto, e sem a menor qualificação, "Meu Pai é maior do que eu", João 14:28
14. Porque ele virtualmente nega que ele é Deus, quando ele exclama: "Por que mechamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus", Matt 19:17.
15. Porque o nosso Salvador, depois de ter dito: "Eu eo Pai somos um", dá aos seus discípulos claramente a entender que ele não quis dizer uma substância, iguais em poder e glória, mas somente em carinho e design, como &c; aparece claramente a partir da oração, ele oferece ao Pai em seu nome, - "que todos sejam um, como tu, Pai, a arte, em mim, e eu em ti, para que também eles sejam um em nós," João 17: 21
.. 16 Porque o Pai é chamado o Deus de Cristo como Ele é o Deus dos cristãos "Disse-lhe Jesus, .... Vai a meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, e ao meu Deus e vosso Deus ", João 20:17.
17. Porque um apóstolo diz de Deus, em distinção do "Senhor Jesus Cristo", que Ele é o"único Soberano," e que "só tem imortalidade", 1 Tm. 6:15, 16.
18. Porque é a declaração expressa do mesmo Apóstolo, que o Pai é o único Deus, e nãohá nenhum outro. "Apesar de haver alguns que se chamem deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores), ainda assim, para nós há um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas", 1 Coríntios. 8:5, 6.
19. Porque o poder que Cristo possuía era, como ele afirmou, dado a ele. "Todo o poder édado a mim", & c., Matt 28:18.
20. Porque ele positivamente nega a si mesmo para ser o autor de suas obras milagrosas, mas remete-os ao Pai, ou o espírito santo de Deus. "O Pai que habita em mim, quem fazas obras", João 14:10. "Se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus", & c., Matt.12:28.
21. Porque ele claramente afirma, que estas obras não dão testemunho, a seu próprio poder, mas que o Pai lhe tinha enviado, João 5:36.
22. Porque ele afirma expressamente que as obras foram feitas, não no seu próprio, mas em nome de seu Pai, João 10:25.
23. Porque ele afirma, que "ele tem Deus, o Pai selado", ou seja, a Deus Pai que ele estava endividado por suas credenciais, João 6:27.
24. Porque ele declara que não é o autor de sua própria doutrina. "Minha doutrina não éminha, mas daquele que me enviou," João 7:16, 17.
25. Porque ele representa a si mesmo como tendo sido instruído pelo pai. "Como meu Pai me ensinou, eu falo essas coisas", João 8:28.
26. Porque ele refere-se invariável para o Pai como a origem da autoridade com que falava e agia. "O Pai deu à autoridade Filho", & c., João 5:26, 27.
27. Porque ele reconhece sua dependência de seu Pai Celestial, por exemplo, e direção em todas as suas ações. "O Filho nada pode fazer de si mesmo, senão o que vir fazer o Pai", João 5:19. "O Pai ama o Filho, e showth lhe tudo o que se faz" João 5:20.
28. Porque ele diz: "Eu não busco a minha glória, mas honro a meu Pai", João 8:49, 50.
29. Porque ele declara: "Se eu me glorifico a mim mesmo, minha glória não é nada: é o meu Pai, que me honra", João 8:54.
30. Porque um apóstolo declara que Cristo habita toda a plenitude, porque assim aprouve a Deus, Col. 1:19.
31. Porque Cristo é uniformemente representada nas Escrituras, e não como o principal,mas a causa, intermediário de todas as coisas relacionadas à nossa salvação. "Um só Deus, o Pai, de quem são todas as coisas, e nós nele, e um só Senhor Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele", 1 Coríntios. 08:06.
32 Porque ele declara: "Eu não vim de mim mesmo" no mundo, "para eu continuei e veio de Deus", João 8:42;. 7:28. Jesus, sabendo ... que ele veio de Deus e ia para Deus, "& c., João 13:3.
33. Porque ele afirma que ele não tinha a disposição dos lugares mais altos em seu próprio reino. "Para sentar-se à minha direita e à minha esquerda não é meu para dar,mas deve ser dado a eles para quem está preparado por meu Pai", Matt. 20:23.
34. Porque o nosso Salvador, referindo-se seus discípulos para um tempo futuro, quando eles iriam entender de forma mais precisa a respeito dele, declara expressamente que, em seguida, eles saberiam que ele é totalmente dependente do pai. "Quando tiverdes levantado o Filho do homem (ou seja, o crucificaram), então sabereis que eu sou (ou seja, o Messias), e que nada faço por mim mesmo, mas como meu Pai me ensinou, assim falo , "João 8:28.
35. Porque o nosso Salvador sempre professou não têm vontade própria, mas para ser sempre inteiramente guiado e governado pela vontade de seu Pai Celestial. "Porque eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou." João 6:38.
36. Porque ele nega expressamente que ele é possuidor de atributo divino de existência independente. "Como o Pai vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai," & c., João 6:57
37. Porque ele renuncia expressamente a posse do atributo divino de existência derivada."Como o Pai tem a vida em si mesmo, assim também deu ao Filho ter vida em si mesmo:" João 5:30.
38. Porque ele positivamente nega que ele é possuidor do atributo da onipotênciadivina. "Eu não posso de minha própria fazer nada", João 5:30.
39. Porque ele renuncia expressamente a posse do atributo divino da onisciência. "Mas daquele dia e daquela hora ninguém sabe, não, não os anjos que estão no céu, nem o Filho, mas unicamente meu Pai.", Matt.24: 36, Marcos 13:32.
40. Porque Cristo é dito nas Escrituras ter sido "tentado pelo diabo", Matt. 4:1. Mas "Deusnão pode ser tentado pelo mal." Tiago 1:13.
41. Porque ela está relacionada de nosso Salvador, que "passou a noite toda em oração a Deus," Lucas 6:12. Por que Cristo, portanto, orar, se ele próprio fosse Deus?
.. 42 Porque, na presença de um numeroso grupo antes da ressurreição, deu graças ao Pai por ter ouvido dele: "Pai, graças te dou, tu me ouviu, e eu sabia que sempre me ouves", João 11: 41, 42.
43. Porque Jesus rogou ao seu Pai para glorificá-lo. "E agora, ó Pai, glorifica-me tu com a ti mesmo com a glória que tinha contigo antes que o mundo era", João 17:5. O ser que orou a Deus para glorificá-lo, não pode ser Deus.
44. Porque ele implorou que, se fosse possível, o cálice amargo passasse dele, acrescentando: "Não obstante, não como eu quero, mas como tu queres", Matt 26:39.
45. Porque ele disse: "Meu Deus, meu Deus, por que me desamparaste?" Matt 27:46 podeaquele que proferiu esta seja o Deus Supremo?
46 Porque ele nunca pagou sua adoração para si mesmo, o Filho, nem o Espírito Santo,como ele deveria ter feito, teve o Filho eo Espírito Santo foi Deus;. Mas sempre ao Pai.
47. Porque ele nunca instruiu seus discípulos a adorar h imself ou o Espírito Santo, mas o Pai, eo Pai apenas. "Quando orardes, dizei: Pai nosso que estás no céu", Lucas 11:2."Naquele dia, vós me pergunta nada. Tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome ", & c., João 16:23. "A hora vem e agora é, quando os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem" João 4:23.
48. Porque não era a prática dos Apóstolos para prestar homenagem religiosa a Cristo, mas a Deus Pai por meio de Cristo. "Agradeço a Deus por Jesus Cristo," Rom. 7:25. "Paraúnico Deus sábio, seja dada glória por Cristo", Rm 16:27. "Eu ponho de joelhos perante oPai de nosso Senhor Jesus Cristo," Ef. 3:14.
49 Porque São Pedro, imediatamente depois de ser cheio do Espírito Santo no dia de Pentecostes, assim se dirigiu aos judeus: ". Varões israelitas, escutai estas palavras: Jesus de Nazaré, um homem aprovado por Deus entre vós com milagres, e prodígios e sinais, que Deus fez por ele, no meio de vós, como vós, também conhecê-lo, sendo entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, vós tomaram, e pelas mãos de injustos ter crucificado e morto, a quem Deus ressuscitou, "& c., Atos 2:22-24.
50. Como São Paulo declara expressamente, que "todas as coisas são de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo", 2 Coríntios. 5:8.
51 Porque o mesmo apóstolo dá "graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo", 1 Cor.15: 57..
52. Porque se diz que é "para a glória de Deus Pai", que "toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor", Phil. 2:11.
53. Como as Escrituras afirmam que "Cristo não glorificou a si mesmo para ser um sumo sacerdote, mas ele (o glorificaram), que lhe disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei", Heb. 5:5.
54. Porque é expressamente afirmado que Deus deu a Cristo, o Apocalipse, que foi feita para o autor do Apocalipse, Apocalipse 1:1.
55. Porque um apóstolo fala de Cristo, apenas como a imagem de Deus. "Quem é a imagem da imagem do Deus invisível", Col 1:15. 2 Coríntios. 4: 4. Seria absurdo para chamar alguém sua própria imagem.
56. Porque Cristo é indicado para ser "o primogênito de toda criatura", Col 1:15.
57 Porque ele é dito ser "o início da criação de Deus", Rev. 3:. 14.
58. Como as Escrituras afirmam, em tantas palavras, que "Jesus foi feito um pouco menorque os anjos", Hb 2:9. Deus pode tornar-se menor do que as suas criaturas?
59. Porque Pedro declara que "Cristo recebeu de Deus Pai honra e glória, quando veio uma voz que lhe da magnífica glória, este é meu filho amado", & c., 2 Pedro 1:17.
60. Porque ele é representado como necessário que o Salvador da humanidade deve "ser feito semelhante a seus irmãos," Heb. 2:17.
61. Porque, na Epístola aos Hebreus, Cristo é comparado a Moisés de uma maneira que seria ímpio se ele fosse o Deus Supremo. "Para este homem (Cristo) foi digno de tanto maior glória do que Moisés, na medida", & c., Hb 3:3.
62. Porque ele é representado como sendo, o servo. Escolhido, o amado de Deus, eo destinatário do espírito de Deus "Eis o meu servo, a quem escolhi, em quem a minha alma se compraz; porei o meu espírito sobre ele", & c, Matt.. 12:18.
63 Porque ele próprio declara expressamente que foi em conseqüência de sua fazendo o que agradou ao Pai, que o Pai estava com ele e não deixá-lo sozinho "Aquele que meenviou está comigo;.. O Pai não me tem deixado só, porque eu faço sempre o que lhe agrada, "João 8: 29.
64. Porque ele é dito que "crescia em sabedoria e em graça diante de Deus e do homem", Lucas 2:52.
65. Porque ele fala de si mesmo como alguém que tinha recebido ordens do pai. "O Pai, que me enviou, ele me deu um mandamento," João 12:49.
66. Porque ele é representado como obedecendo ao Pai, e como tendo sido "obediente até à morte", Phil 2:8. "Assim como o Pai me disse: então eu falo", João 12:50. "Eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai", João 15:10.
67. Porque Cristo "aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu", e por meio de sofrimentos foi feito perfeito por Deus, Heb. 5:8.
68. Porque ele é mencionado nas Escrituras como o osso primeiro entre muitos irmãos.Rom. 8:29. Tem irmãos de Deus?
69. Porque Cristo chama todos os que obedece a Deus, seu irmão. "Todo aquele que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão", Matt. 12:50.
70. Porque ele oferece aos fiéis a distinção como e honra que se tem com o pai. "Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como também eu venci, e me sentar com meu Pai no seu trono", Rev. 3: 21.
71. Porque Deus, nas idades posteriores, falou por seu Filho, e nomeou-o herdeiro de todas as coisas, Hb 1:2.
72. Porque Cristo é denominado o primogênito dos mortos, Rev. 1:5.
.. Porque 73 é declarado que Deus o ressuscitou dentre os mortos "este Jesus, Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas", Atos 2: 32, Rm. 10:9, 10
74. Porque Deus derramado sobre os Apóstolos o Espírito Santo, por meio de Jesus Cristo, Tit. 3: 6.
75 Porque o motivo atribuído para o Espírito Santo não ter sido recebido anteriormente, é que Jesus não foi glorificado, em seguida, "O Espírito Santo ainda não fora dado porque Jesus ainda não fora glorificado", João 7:.. 39.
76. Porque se afirma que Cristo foi exaltado por Deus para ser Príncipe e Salvador, Atos 5:31.
77. Porque Deus fez esse mesmo Jesus, que foi crucificado, Senhor e Cristo, Atos 2: 36.
78. Porque Deus lhe deu um nome que está acima de todo nome, Phil.2: 9.
79. Porque Cristo foi ordenado por Deus para ser o juiz dos vivos e os mortos, Atos 10:42.
80 Porque Deus julgará os segredos dos homens por Jesus Cristo, Rm 3: 16..
81. Porque todo o julgamento está comprometido com Cristo pelo Pai, João 5:22.
82. Porque razão nosso Salvador a importância de seu julgamento unicamente sobre as circunstâncias, que não é exclusivamente seu próprio julgamento, que ele pronuncia, mas a do Pai que o enviou. "Se eu julgar, meu juízo é verdadeiro, porque eu não estou sozinho, mas eu eo Pai que me enviou," João 8:16.
83. Porque é dito que, quando ele foi recebido no céu, ele "sentado à mão direita de Deus," Marcos 16:19.
84. Como afirma S. Paulo: que Cristo, mesmo desde a sua ascensão ", vive para Deus", e "vive pelo poder de Deus", Rom. 6:10. 2 Coríntios. 12:4.
85. Porque é afirmada de Cristo, que "quando todas as coisas devem ser subjugada sob ele, então o próprio Filho também se sujeitará àquele que todas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos", 1 Coríntios. 15:28.
86 Porque o Apóstolo João afirma que "nenhum homem tem Deus visto a qualquermomento",. Que não é verdade, se Cristo fosse Deus.
87. Porque, nas profecias do Antigo Testamento que se referem a Cristo, ele é falado como um ser distinto de e inferior a Deus, Dt 18:15, João 1:45.
88. Porque nunca os judeus esperavam que qualquer outro do que um ser distinto e inferior ao de Deus era para ser o Messias, e ainda não há evidências de que o nosso Salvador nunca tanto como foi sugerido a eles que essa expectativa era errada.
89 Porque ele não aparece nas Escrituras, que os judeus, exceto em dois casos, sempre contra o nosso Salvador, pelo facto de ele pretender ser Deus ou igual a Deus;. Que, se tivesse sido seu costume de assumir tal identidade ou igualdade , em sua conversa com um povo tão fortemente ligados à doutrina da unidade divina, ele teria se viu envolvido em uma polêmica perpétua com eles sobre este ponto, alguns traços do que deve ter aparecido no Novo Testamento.
90. Porque nestes dois casos, quando cobrado, em um caso, de se fazer Deus, e no outro, de se fazer igual a Deus, ele positivamente nega as acusações. Em resposta à acusação de assumir o ser igual a Deus, ele disse imediatamente, "O Filho nada pode fazer de si mesmo, senão o que vir fazer o Pai", e logo após, "Eu não posso de minha própria fazer nada", João 5:19, 30. Em resposta à acusação de se fazer Deus, ele apela para os judeus em substância, assim: Suas próprias Escrituras chamam de Moisés um deus, e deuses seus magistrados, eu não sou certamente inferior a eles, mas eu não me chamo Deus, mas apenas o Filho de Deus, João 10:34-36.
91. Porque, teve seus discípulos imediatos acreditam que ele é o Todo-Poderoso, eles teriam sido tão familiarizado com ele, argumentei com ele, o traiu, negou-o, fugiram dele, e deixou de ser arrastado para a cruz?
92 Porque os Apóstolos, depois de terem sido cheios do Espírito Santo no dia de Pentecostes, não pregava que Cristo era Deus,. Mas pregou que era totalmente incompatível com uma tal doutrina, Atos 2:22, 13:23; 17 : 3, 31; 22:08.
93 Porque não há nenhuma evidência para provar que os primeiros convertidos ao cristianismo nunca incorreu na imputação da idolatria dos judeus, como eles devem ter feito se tivessem acreditado e ensinado que o Filho, assim como o Pai, é Jeová,.Enquanto É notório que esta imputação tenha sido entre os mais comuns das reprovações judeus contra os cristãos, uma vez que a Trindade se tornou uma doutrina da Igreja.
94. Porque há no Novo Testamento dezessete passagens, em que o Pai é denominado umou só Deus, enquanto não há uma única passagem em que o Filho é tão estilizado.
95 Porque há 320 passagens em que o Pai é absolutamente e de forma eminente,chamado de Deus;. Enquanto não há um em que o Filho é assim chamado.
96. Porque há 105 passagens em que o Pai é Deus denominados, com títulos particularmente elevados e epítetos, enquanto que o Filho não é assim denominada.
97 Porque há 90 passagens em que se declara que todas as orações e louvores deveriam ser oferecidos a Ele, e que tudo deve ser dirigida fundamentalmente à sua honra eglória;. Enquanto o Filho de tal declaração nunca é feita.
98. Porque de 1.300 passagens no Novo Testamento onde a palavra Deus é mencionado, não uma implica necessariamente a existência de mais de uma pessoa na Divindade, ou que este é outro senão o Pai.
99. Porque as passagens em que o Filho é declarado, positivamente, ou por implicação clara, para ser subordinado ao Pai, derivando seu ser d'Ele, recebendo dEle o seu poder divino, e atuando em todas as coisas inteiramente de acordo com a Sua vontade, são em número acima de 300.
100 Porque, em uma palavra, a supremacia do Pai, ea inferioridade do Filho, é a doutrinasimples, desembaraçado, e atual da Bíblia,. Que, a de sua igualdade ou identidade é revestido de mistério, gravadas com dificuldades e dependentes, na melhor das hipóteses, a poucas passagens de apoio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário