"Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus,

"Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus,
"Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;" (Efésios 2 : 19)

segunda-feira, 14 de maio de 2012


A unidade Composta do nosso DEUS 

                              



Nestes breves estudos explicaremos a individualidade do Pai e JESUS que estão "embutidos" dentro da mesma concepção divina (monoteísta) em que as Escrituras classificam como "Deus".

JO 1:1 - No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 
JO 1:2 - Ele estava no princípio com Deus. 
JO 1:3 - Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
JO 1:14 - E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.


Como entender o texto citado acima? 
Um cacho natural de uva é formado por "x" uvas, isto é, se não houver uma quantidade de uvas  unidas dentro de um mesmo cacho, automaticamente não existirá o cacho. Nos versículos a baixos encontraremos um exemplo bíblico que explica a unicidade de Deus composto por dois indivíduos distintos interligados através do mesmo Espírito.

Pois três são os que dão testemunho no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um (I Joao 5:7).

Eu e o Pai somos um (Joao 10:30). 

A palavra "Deus" é um conceito assim como o "tempo", ou seja, o tempo é formado por  três períodos distintintos, o passado, o presente e o futuro, e "Deus" é a união e o interagir do Pai e do Filho através de um mesmo Espírito.

O sol é uma estrela formada por elementos distintos que unidos geram luz e calor, porém cada elemento possui sua individualidade e da mesma forma ocorre com a Unidade Composta  expressada na palavra "DEUS".

Yeshua  disse:

... Portanto deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão os dois uma só carne? ... Assim já não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. Mateus 19:5,6  - ver  Efésios 5:31. 

Em que sentido o cônjuge se torna uma só carne sendo que são indivíduos distintos?

Igualmente, vós, maridos, vivei com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais frágil, e como sendo elas herdeiras convosco da graça da vida, para que não sejam impedidas as vossas orações (I Pedro 3:7). 

Ambos se tornam uma só carne quando passam a interagir harmoniosamente dentro de objetivos estabelecidos, assim também e Deus quando age em conformidade com os objetivos do Pai e do Senhor JESUS, o filho.

Nos versículos abaixo encontraremos as provas importantes que revelam a individualidade do Pai e de Yeshua que estão interliagos através do mesmo Espirito e dentro deste mesmo contexto os salvos também se tornam um com eles, vejamos:

João 11: 11 - (Palavras de JESUS) Já não permanecerei no mundo por muito tempo, mas eles estão no mundo, e eu vou para junto de ti. Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como nós. .... 21)Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti. Que eles também sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste. 22) Eu lhes dei a glória que tu me deste, para que sejam um, como nós somos um:23) Eu neles, e tu em mim, para que sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste, e que os amaste como também amaste a mim.

D'us está em nós e nem por isso somos o Pai e muito menos Yeshua, ou seja, somos todos "um" com Yeshua assim como Yeshua é um com o Pai, e somos todos seres distintos. (UNIDADE COMPOSTA) 

Romanos 12:4;5 - Assim como em um só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. 

Galatas 3:28 - Desta forma não há judeu nem grego, não há servo nem livre, não há macho nem fêmea, pois todos vós sois um em Cristo Yeshua (Jesus). 

Certa vez Yeshua foi interrogado e questionado sobre a questão de ser o filho de Deus (João 10:34-38), e prontamente ele utilizou as Escrituras para demonstrar que não somente ele, mas todos aqueles que estão dentro dos objetivos divinos estabelecidos por Deus são chamados filhos de Deus, vejamos:


Eu disse, vós sois deuses; e filhos do Altíssimo todos vós. (Salmos 82;6)

Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: Sois deuses?

Se ele chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada), que dizer daquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo? Então por que me acusais de blasfêmia, porque eu disse: Sou Filho de Deus?

Se não faço as obras de meu Pai, não acrediteis em mim. Mas se as faço, e não credes em mim, crede nas obras, para que possais saber e compreender que o Pai está em mim, e eu nele  (Joao 10:34-38).

E para finalizar, não poderemos deixar de citar o caso de Moisés que também foi colocado como ELOHIM (Deus) sobre Arão e posteriormente o Senhor tirou do Espirito que estava sobre Moisés e colocou sobre os setenta anciãos, vejamos os textos:

Ele  (Arão) falará por ti ao povo, e te será por boca, e tu (Moisés) lhe serás por Deus (Exodo 14:16).

Então o Senhor desceu na nuvem, e lhe falou, e tirou do Espírito que estava sobre ele, e o pôs sobre aqueles setenta anciãos. Quando o Espírito repousou sobre eles, profetizaram, porém nunca mais voltaram a fazê-lo. (Números 11:25)


Para resumir...


Na verdade então, que a palavra "Deus" expressa e unifica o conceito monoteista que define a divindade do Pai, do messias JESUS e de todos os  santos e justos que servem fielmente o YHWH de Israel integrado na mesma comunidade cristãs e participantes das heranças e benefícios destinados aos remanescentes da casa de Israel.  E a escritura diz sobre eles "E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo."  (Apocalipse 12 : 17)
Que a paz de DEUS esteja sobre você!



·          


Nenhum comentário:

Postar um comentário